Atividades

  • Café Geográfico

  • A presente atividade visa estabelecer momentos de debate, em que serão discutidos os eventos geográficos que acontecem no Brasil e no mundo, buscando incentivar e desenvolver a habilidade do pensamento crítico, sendo de grande valia para a troca de experiências. A atividade objetiva, portanto, instituir um momento de construção de saberes, a partir dos temas abordados em cada Café Geográfico.

  • Capacitações Internas

  • Ampliar os conhecimentos do grupo PET a partir de momentos de partilha de saberes protagonizados por um ou mais integrantes do grupo; desenvolver a capacidade de transmissão de conhecimento por parte das e dos discentes Petianos; aprimorar a qualidade dos produtos desenvolvidos pelo grupo através do estudo e aplicação de tecnologias de informação e comunicação.

  • Cine PETGEO

  • A atividade consiste na disseminação, discussão e análise de filmes com assuntos pertinentes a uma visão geográfica, que serão vistos em conjunto, em plataformas de comunicação em vídeo online. Após isso, será realizado um debate sobre as provocações vistas no filme, a fim de ampliar uma percepção da geografia e proporcionar discussões salutares no sentido do crescimento profissional e acadêmico.

  • SEMPGEO

  • O SEMPGEO é uma atividade que reúne todo o programa e os discentes da graduação, bem como outros núcleos de pessoas da comunidade acadêmica, tais como professores e alunos da pósgraduação para uma avaliação e apresentação de suas pesquisas, ou de seus grupos de pesquisas sendo elas já concluídas ou em andamento. Contando com a presença do tutor do PET e do chefe do departamento de geografia da UFRN, em conjunto com os discentes para formação de bancas avaliativas e GTs. A atividade envolve a apresentação das pesquisas individuais, com rodadas de debates sobre os temas abordados com todas as pessoas presentes e todos os alunos do curso de geografia, sendo inclusive um evento integralizado com a disciplina de elaboração de Trabalho Técnico Científico (DGE0198) e visa melhorar a qualidade dos cursos de graduação, e os indices de sucesso nas orientações de TCC do curso de bacharelado em Geografia. A primeira edição ocorreu em 2023, com 41 trabalhos apresentados e 5 GTs.

  • Eventos

  • A participação em eventos de cunho acadêmico e do Programa PET, consiste na atuação dos Petianos como apresentadores ou como ouvintes nesses eventos. Criando a possibilidade de interação entre os estudantes e os profissionais da área e favorece o acesso a novas informações importantes para a formação do graduando. Contribuindo singularmente para melhoria na formação do profissional em Geografia, bem como fomentam no aluno bolsista a compreensão mais ampla do que é o Programa de Educação Tutorial.

  • GEOPET Notícias

  • O GEOPET Notícias consiste em um jornal elaborado pelos bolsistas do grupo há mais de uma década. Contido neste, há textos elaborados pelos graduandos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sendo sua publicação e distribuição realizada quadrimestralmente para a comunidade acadêmica através dos recursos midiáticos do Programa de Educação Tutorial de Geografia (website, Facebook, e-mail e Instagram), com um total de três edições ao ano. O jornal objetiva a integração do PETGEO com os graduandos do Departamento de Geografia, apresentando colunas que visam divulgar assuntos referentes a geografia e ao curso, bem como, divulgando atividades do programa, do Departamento e da própria Universidade.

  • Geoprosa

  • A atividade consistirá na produção de episódios de podcast, relacionando assuntos do momento e pertinentes ao mês de sua produção. Convidaremos professores especialistas da área do tema e relacionaremos tais assuntos com a perspectiva geográfica, de maneira didática, de modo que todos os públicos, não somente os acadêmicos, possam compreendê-lo.

  • PET Geocursos e Guias Didáticos

  • A produção de materiais educativos se faz extremamente necessária no que concerne a propagação de conhecimentos de maneira didática e simplificada. Neste contexto, tanto os guias quanto os minicursos, assumem um papel de extrema importância na complementação do aprendizado na graduação, sobretudo no curso de Geografia, seja na modalidade bacharelado ou licenciatura, visando o fortalecimento e o preenchimento de possíveis “déficits” de aprendizagem.

  • Linguagens do Mundo

  • O estudo de línguas estrangeiras corresponde a participação dos membros discentes do PETGEO no estudo de um idioma. Caracterizando-se como fundamental para o desenvolvimento acadêmico, tendo em vista a integração de novos vocábulos, a capacidade da escrita e oralidade, bem como a descoberta de novas culturas a partir de suas interpretações.

  • Monitoria Voluntária

  • A atividade consiste na atuação de um membro discente em realizar o exercício de assistência às aulas, em que o bolsista auxilia um professor em sua respectiva disciplina ao longo de um semestre. O pré-requisito é já ter cursado a disciplina e ter obtido desempenho satisfatório na mesma, a fim de que possa servir de ponte entre alunos e o docente da referida disciplina.

  • Oficina Pedagógica

  • A oficina pedagógica possibilitará que a comunidade universitária seja apresentada a metodologias alternativas educacionais que buscam facilitar o ensino e a compreensão das diversas temáticas que constituem os saberes geográficos. Sendo assim, a presente atividade funcionará como um apoio pedagógico para os alunos de graduação em Geografia na modalidade licenciatura e bacharelado. Adicionalmente, esta atividade se apresenta como uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica por possibilitar inovação, troca de experiências, construção de conhecimentos e aprendizagem coletiva. Por consequência, tal atividade tornará mais rica a experiência acadêmica e profissional dos seus participantes.

  • PET Intervenção

  • A atividade em questão consiste na execução de intervenções nos mais diversos âmbitos sociais, tendo como pilar a realização de ações voltadas à educação, cultura e outros segmentos. A mesma baseia-se no fato de que os Petianos, assim como os discentes do curso de Geografia, poderão realizar fielmente o papel da extensão universitária, visando contribuir para além do espaço universitário na construção de uma sociedade mais justa. A atividade em questão torna-se importante, já que, a execução da mesma pode integrar os conhecimentos teóricos pertinentes da geografia adquiridos pelos Petianos ao longo do curso com a prática, assim como, intensificar as experiências dos mesmos durante a graduação.

  • GEOEDUCA

  • Através dessa atividade, será escolhida uma temática relacionada ao conteúdo de Geografia, pertinente ao momento voltado para o ensino básico. Desse modo, a atividade será construída em modelo audiovisual, com a apresentação realizada/representada por personagens (mascotes do PET Geografia). Logo, a atividade foi elaborada no sentido da construção de maneira didática e com linguagem simples para atender aos públicos alvos (ensino básico), destacando os alunos do Ensino Fundamental II.

  • Dossiê de Pesquisas

  • O Dossiê de pesquisa do Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia tem como objetivo abordar diversos temas de interesse dos estudiosos da urbanização brasileira, tendo como ponto de análise a cidade de Natal, Capital do Rio Grande do Norte; contribuir academicamente para as pesquisas científicas desenvolvidas no Departamento de Geografia da UFRN; enriquecer o coletivo das pesquisas desenvolvidas pelo PETGeo UFRN, concretizar os conhecimentos apreendidos na academia.

  • Pesquisas Individuais

  • A atividade de Pesquisas Individuais consiste em trabalhos realizados anualmente por cada membro bolsista do Programa de Educação Tutorial, através da inclusão de discussões advindas das disciplinas do curso e/ou da iniciação científica voluntária. Para o ano de 2023, prevê-se a programação de doze pesquisas a serem realizadas nas modalidades de monografias, artigos e outros.
  • Pós-PET Estudos

  • O Pós-PET Estudos tem como "ideia força" capacitar internamente os alunos integrantes do
    Programa de Ensino Tutorial (PET) com os saberes provenientes da obra de Paul Claval, intitulada "Epistemologia da Geografia" e "A Natureza do Espaço" do geógrafo brasileiro Milton Santos. A partir disso, os discentes entrarão em contato com as bases fundantes do conhecimento geográfico e seus principais contribuintes. A relevância de tal atividade se firma como necessária e fundamental, pois a mesma possibilita que esses discentes ampliem seu entendimento acerca da ciência geográfica. Adicionalmente, tal atividade possibilitará que os discentes aperfeiçoem suas técnicas de estudo e construam um hábito de leitura ao realizar essa atividade ao decorrer do ano.
  • TRILHANDO CAMINHOS

  • A presente atividade é uma aproximação entre os programas de pós-graduação ofertados pelo
    departamento de Geografia, PPGE e GEOPROF, com os alunos da graduação, em específico, os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET). Para isto, irão ocorrer encontros entre os integrantes dos programas de pós-graduação com os alunos da graduação, em específico, aqueles vinculados ao PET. Nestas ocasiões, os professores irão expor, a formas de ingresso, as etapas do processo seletivo, a base teórica cobrada e a importância de ingressar em uma pós-graduação. Por outro lado, os pós-graduandos terão a oportunidade de expor seus projetos de pesquisa, bem como, suas motivações e estratégias de estudo. A atividade justifica-se pela necessidade de informar e orientar os graduandos das possibilidades oferecidas pelo departamento para sua formação profissional.

  • Recursos Midiáticos

  • Por meio de recursos digitais, os quais englobam: e-mail, Facebook, Blog (web site) e Instagram, é
    realizada a execução e a divulgação das atividades desenvolvidas pelo grupo e pelo Departamento de Geografia. Além disso, essas plataformas virtuais possuem informações sobre o grupo, seus integrantes e sua história, sendo atualizadas a cada atividade divulgada e realizada, gerando um banco de dados.
  • Reuniões

  • As reuniões são de imensa importância para o desempenho e a organização do grupo. As reuniões
    com o tutor, entre os grupos PETs, e entre os próprios tutores, possuem cada uma a sua justificativa e relevância. A ocorrência delas se dá periodicamente, sendo as reuniões entre os grupos PETs e entre os tutores mensalmente, já as reuniões internas e as reuniões com o tutor semanalmente.
  • Trilhas Geográficas

  • A atividade consiste na visitação de áreas (normalmente onde há possibilidade de trilhas) de
    interesse da ciência geográfica, possibilitando uma visualização pratica de alguns conceitos vistos em campo. Será realizada ao menos uma vez ao ano. Aberta aos discentes do curso de Geografia, contamos com a presença de um ou mais guias, os quais na maioria das vezes são professores que nos orientam em determinados assuntos ligados a geografia, esclarecendo questões e dúvidas. Os participantes têm a oportunidade de esclarecer algumas incertezas, questionar, opinar, aprender e conhecer variados locais com suas devidas particularidades.
  • Visita Técnica

  • A Visita Técnica corresponde a uma atividade desenvolvida pelo PET Geografia, a qual é constituída
    por uma visita a algum órgão público, privado ou empresas em que possam atuar profissionais bacharéis e licenciados em Geografia. É, portanto, de suma importância o contato dos discentes do PET com esses ambientes para, assim, obter conhecimento das funções que possam futuramente atuar na prática, associando a visitação com os conhecimentos adquiridos de forma teórica na universidade.