Nossa História


O Programa de Educação Tutorial, foi instituído no Departamento de Geografia (DGE) em 15 de setembro de 1996, sob a tutoria da Profª. Drª. Beatriz Maria Soares Pontes. No primeiro ano foi composto por quatro estudantes. Nos anos subsequentes (1997 e 1998) o PET se consolida atingindo o número de 12 bolsistas.

A partir de outubro do ano de 2000 a tutoria do Programa passa a ser exercida pelo Prof. Dr. Anelino Francisco da Silva, o qual permaneceu como tutor até novembro de 2005. Em dezembro de 2005, na sua primeira passagem pelo PET Geografia (PETGEO), assumiu o Prof. Dr. Ademir Araújo da Costa, permanecendo como tutor até 31 de julho de 2012. A partir de 02 de agosto de 2012, o Prof. Dr. Alessandro Dozena teve sua primeira passagem pelo PETGEO, permanecendo até 31 de julho de 2015. Na sua segunda passagem pelo programa, assumindo em 01 de agosto do mesmo ano, o Prof. Dr. Ademir Araújo da Costa permaneceu no programa até 10 de abril de 2017. Na sucessão, o Prof. Dr. Alessandro Dozena assumiu pela segunda vez a tutoria do PETGEO, em 10 de abril de 2017, permanecendo até abril de 2022, sendo sucedido pelo então Prof. Dr. Sílvio Braz.

O PET Geografia possui, atualmente, uma estrutura física própria permitindo aos componentes, pleno desenvolvimento das suas atividades, com uma sala ampla, seis computadores, uma impressora, uma câmera fotográfica, um retroprojetor, uma mini-biblioteca, armários, mesas e materiais diversos que servem para auxiliar nas atividades.

As ações realizadas pelo PETGEO estão filosoficamente baseadas na indissociabilidade da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão, promovendo minicursos, atividades de extensões, participações e organizações de eventos, além de pesquisas coletivas e individuais.

O PETGEO visa promover atividades da tríade com o intuito de sempre melhorar a graduação, preencher suas lacunas e manter uma relação estreita com o Programa.

Evolução das Logos - PETGeografia.